Regime Jurídico do Praticante

    Compartilhe
    avatar
    grilo
    Admin

    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 05/02/2009
    Idade : 35
    Localização : POMBAL

    Regime Jurídico do Praticante

    Mensagem  grilo em Sab Fev 07, 2009 1:42 pm

    Regime Jurídico do Praticante

    1. Definição de Airsoft

    O Airsoft é um desporto onde se usam réplicas de armas verdadeiras à escala de 1:1; estas réplicas de armas por sua vez disparam pequenos projecteis de plástico (ball bearing’s ou bb’s), não podendo ser transformadas ou modificadas para armas verdadeiras com a capacidade de matar ou ferir um ser humano.

    As réplicas ou imitações são “armas de softair” ou armas de airsoft. – cf. art.º 2.º, n.º 1, alínea ad) da Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro – São, portanto, armas legalmente admitidas, e são as únicas permitidas em Airsoft.

    O jogo táctico de Airsoft nasceu há cerca de 30 anos no Japão e é um jogo que coloca em confronto duas equipas (sem limite definido, mas usualmente, num máximo de 20 a 25 jogadores por equipa), em cenário rural ou urbano, cujos jogadores, munidos de armas de softair, são eliminados (ou deverão dirigir-se para uma Zona de Segurança por um período de tempo, conforme as regras do jogo), quando atingidos em qualquer parte do corpo por uma bb disparada por um dos seus adversários ou mesmo por companheiros de equipa.

    É admissível o uso de todo o tipo de vestuário e equipamento táctico, desde vestuário de camuflagem, rádio, walkie-talkies, binóculos, bússolas, GPS, mochilas, etc.. Os objectivos de jogo podem ser os mais variados desde eliminar todos os adversários da equipa contrária, ou conseguir trazer uma bandeira da base adversária para sua base, ou simplesmente encontrar um (ou mais) objecto perdido no terreno de jogo primeiro que a equipa adversária. A imaginação é o limite.

    Consiste, pois, num jogo táctico onde, de facto, se simulam operações militares e policiais, apresentando características de desportos como o montanhismo, tiro, caça e orientação, e cujo objectivo visa incrementar a coordenação de movimentos, a capacidade de orientação e o espírito de entre-ajuda e amizade entre os jogadores.

    Ao contrário do Paintball, em que as munições deixam marcas de tinta no vestuário dos praticantes, no jogo táctico de Airsoft os jogadores atingidos “acusam-se” saindo do jogo quando tal acontece. A Honra e o fair-play são pois valores seguidos pela larga maioria dos praticantes de airsoft, sem os quais o jogo não era possível.

    Recentemente tem havido um incremento de provas desportivas donde se faz uso das armas de softair, tais como, tiro prático, tiro ao alvo, provas de orientação com tiro ao alvo, corridas de obstáculos diversos com tiro ao alvo pelo meio, etc., procurando tirar partido da versatilidade desportiva inerente à utilização de armas de softair.

    A par do jogo táctico, nota-se uma popularidade crescente na disciplina de Tiro Prático de Airsoft, que proporciona excelentes momentos de emoção e adrenalina quer a praticantes, quer a espectadores. Esta disciplina assume actualmente relevância na vertente competitiva de airsoft. O Tiro Prático, também conhecido como Tiro Dinâmico ou IPSC, é uma modalidade desportiva do tiro de precisão realizado ao longo de um percurso com obstáculos no que existem diferentes tipos de alvos. Ao contrário de tiro de precisão, nesta modalidade não só conta a precisão com que são atingidos os alvos, senão também a rapidez com que é realizado o percurso. O tiro prático visa desenvolver a capacidade de reacção e coordenação de movimentos do atleta. Actualmente o Tiro Prático encontra-se como prova oficial da FPA, havendo um campeonato nacional da modalidade já organizado, disputado entre praticantes singulares e equipas. A primeira prova de Tiro Prático a contar para o Campeonato Nacional, teve lugar na Maia, no dia 13 de Maio de 2007, e contou com a participação de atletas e equipas de vários pontos do país.

    Também o Biatlo de Airsoft é uma modalidade de airsoft. Um Biatlo é uma prova desportiva onde os atletas efectuam uma corrida de corta-mato, num circuito previamente definido, intercalados com tiro ao alvo. O Biatlo foca a resistência física e a capacidade de concentração no momento da prova de tiro. A primeira prova de carácter oficioso, realizou-se em 30 de Março de 2007, na Lourinhã, e contou com a presença de atletas de várias regiões do país.

      Data/hora atual: Ter Nov 20, 2018 6:01 pm